Publicado em: 11/06/2025 19h45 | Última atualização: –
Sobre o Aviso de Privacidade
Este Aviso de Privacidade tem a finalidade de esclarecer e informar aos titulares que acessam o sítio eletrônico da govDADOS como seus dados pessoais são tratados, especialmente no que se refere às operações de coleta, uso, armazenamento e compartilhamento.
A govDADOS, ou Associação Brasileira de Governança de Dados, é uma organização sem fins lucrativos. Ela funciona como uma associação privada, seguindo as leis do Brasil. Reúne profissionais dos setores público e privado que trabalham com governança de dados, privacidade, proteção de dados pessoais, inteligência artificial e temas relacionados.
Quais tipos de dados pessoais tratamos?
Para o desempenho de nossas atividades podemos tratar as seguintes categorias de dados pessoais:
• Cadastrais e de identificação, tais como nome completo, cargo, organização, cidade, estado e LinkedIn;
• Relacionados a comunicações eletrônicas, tais como correio eletrônico (e-mail), número telefônico e informações sobre páginas acessadas.
Por que e como tratamos seus dados pessoais?
Podemos tratar seus dados pessoais para atendimento de pedido de associação à govDADOS, apreciar solicitações de titulares, gerir cadastro e comunicações com a nossa Associação, para a organização de eventos e reuniões. A seguir são apresentadas as principais atividades de tratamento de dados pessoais de acordo com as principais finalidades, titulares afetados, hipóteses legais e categorias de dados pessoais tratados.
Hipótese legal: consentimento.
Ademais, podemos tratar seus dados pessoais através de outras hipóteses legais, que serão informadas, com transparência ativa nas ferramentas de TIC relacionadas a estes tratamentos.
Por fim, outra finalidade é o gerenciamento de nosso sítio eletrônico que envolve o uso de cookies, todos essenciais ao seu funcionamento.
Por que e como tratamos cookies em nosso sítio institucional?
Para melhorar a sua experiência no sítio eletrônico da govDADOS e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. O sítio da govDADOS utiliza cookies próprios (primários), ou seja, do domínio govdados.gov.br, para registrar as configurações e preferências de navegação dos usuários e gerar relatórios estatísticos, por meio do Google Analytics, e cookies de terceiros para complementar essas estatísticas.
Utilizamos cookies estritamente necessários, com base na hipótese legal do legítimo interesse, que não podem ser desativados em nossos sistemas. Esses cookies permitem funcionalidades essenciais para o fornecimento dos serviços, tais como segurança. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer a sua experiência e prejudicar o funcionamento do sítio eletrônico.
Utilizamos também cookies de desempenho e de terceiros que são opcionais e vêm desabilitados por padrão. Os cookies opcionais dependem do consentimento do usuário – titular dos dados – para a sua utilização. Os cookies de desempenho visam à melhoria do sítio eletrônico por meio da coleta de dados anonimizados sobre navegação e do uso dos recursos disponibilizados. Os cookies de terceiros dependem dos serviços oferecidos, como, por exemplo, melhorar as campanhas, oferecer conteúdo interativo, melhorar a usabilidade e facilitar o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais ou assistir a vídeos e apresentações animadas diretamente no nosso sítio.
As configurações podem ser realizadas no banner de cookies ou modificadas, a qualquer tempo, no ícone de configurações avançadas de cookies, localizado na parte inferior direita do sítio eletrônico.
Como obtemos seus dados pessoais?
Obtemos seus dados pessoais podem ser obtidos quando você mesmo nos fornece, por exemplo, ao apresentar uma solicitação ou pedido, ou ao enviar documentos e informações através de algum dos nossos formulários online, redes sociais, ou e-mail.
Como armazenamos seus dados pessoais?
Nós armazenamos seus dados pessoais de forma segura, em infraestrutura tecnológica que contam com padrões de segurança aplicáveis à hipótese, e de maneira que favoreça os meios para o exercício de seus direitos previstos na LGPD.
Com quem podemos compartilhar seus dados pessoais?
Podemos compartilhar seus dados pessoais, tais como, por exemplo, nome e imagem, em ferramentas de TIC, para transmissão de eventos online, respeitando as disposições da LGPD, em especial o princípio da necessidade e sempre de forma compatível com a(s) finalidade(s) para a(s) qual(is) foram coletados.
Como ocorre a eliminação de seus dados pessoais?
Seus dados pessoais serão eliminados quando tiverem cumprido a(s) finalidade(s) para a(s) qual(is) forem coletados, observadas as melhores práticas, tais como, tabelas de temporalidade aplicáveis e as regras de término de tratamento, eliminação e hipóteses de conservação de dados, nos termos dos artigos 15 e 16 da LGPD.
Como protegemos seus dados pessoais?
Seus dados pessoais tratados pela govDADOS serão protegidos de acordo com as boas práticas de normas e diretrizes de segurança da informação ee de acordo com as disposições da LGPD, com destaque para os seus princípios e a boa-fé, previstos no artigo 6º e no Capítulo VII – Da Segturança e das boas práticas.
Seus direitos de titular de dados pessoais.
Seus principais direitos enquanto titular de dados pessoais são:
• Confirmação da existência de tratamento;
• Acesso aos dados;
• Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
• Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
• Eliminação dos dados tratados com consentimento, autorizada a sua conservação nos casos descritos na LGPD;
• Obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais a ANPD tenha compartilhado seus dados;
• Possibilidade de não fornecer o consentimento, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa, quando a operação de tratamento de dados se basear no consentimento;
• Revogação do consentimento, quando aplicável;
• Solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais e obter informação dos critérios e procedimentos utilizados, quando aplicável, de forma clara e adequada, nos termos previstos na LGPD.
Detalhes de contato com a govDADOS.
Você pode nos contatar por e-mail ou através do nosso formulário, disponível na seção contato, do menu principal deste sítio eletrônico.
Nosso endereço é: SHCGN CLR 705 – Bloco E – Loja 08 – Parte GE Asa Norte CEP 70.730-555. Brasília/DF.
Detalhes de contato do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais.
Nosso Encarregado pelo tratamento de dados pessoais, poderá ser contatado por e-mail ou, alternativamente, por correio, situação em que solicitamos que marque no envelope “Para o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais”.
A identidade e as informações de contato do encarregado encontram-se disponíveis neste sítio.
