UNESCO Policy Dialogue on AI Governance
Pela primeira vez, a UNESCO reúne uma plataforma recém-criada com os principais especialistas internacionais em IA para o Diálogo Político sobre Governança da IA para discutir soluções do mundo real para um ecossistema de IA mais ético.
Com a chegada da inteligência artificial generativa, governos ao redor do mundo começaram a prestar atenção urgente aos riscos desses sistemas cada vez mais poderosos e ubíquos, e a desenvolver e implementar novos frameworks de governança. A União Europeia adotou um quadro horizontal vinculativo para a regulamentação de IA com a Lei de IA. Outros desenvolvimentos importantes incluem a Ordem Executiva dos Estados Unidos sobre IA, o Processo de Hiroshima do G7 e propostas recentes do Brasil e do Chile para novas leis de IA, entre outros. Instituições nacionais de pesquisa focadas na segurança da IA foram estabelecidas nos EUA, Reino Unido e Japão.
No contexto desse cenário em mudança e dos desafios emergentes na implementação de sistemas responsáveis e eficazes de governança de IA, o Setor de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO está organizando um Diálogo Político sobre Governança de IA, que incluirá uma série de eventos destinados a abordar essas questões urgentes. Este evento é realizado em conjunto com uma reunião a portas fechadas do encontro de Ética em IA Experts without Borders no dia 27 de junho. O evento começará com uma sessão apresentando os últimos resultados de implementação da Recomendação da UNESCO, seguida pelo lançamento do primeiro relatório de um projeto importante entre a UNESCO e a Autoridade de Infraestrutura Digital Holandesa, financiado pela Comissão Europeia – DG Reforma.
O evento também incluirá o lançamento de um relatório explorando os impactos potenciais da IA na vida política e na democracia, além de painéis sobre temas como conteúdo sintético e o papel da assistência internacional ao desenvolvimento na promoção da IA para o bem.
Para qualquer dúvida sobre o evento, entre em contato com ai-ethics@unesco.org.